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Lisboa-Madrid, porque comboio so uma vez por dia?

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Mensagem por hfrsantos Ter 16 Set 2008, 04:10

Porque o comboio Lisboa-Madrid se efetua so uma vez por dia?

Preferiria que o comboio fizesse Lisboa-Madrid 4 ou 5 vezes por dia e que para ser rentabilizado pudesse levar pessoas de Lisboa ate Coimbra e outras paragens dentro de Portugal e o mesmo do outro lado da fronteira entre Caceres e Madrid.

Alguem me pode explicar porque o comboio Lisboa-Madrid so faz o percurso uma vez por dia?
E porque o comboio nao pode levar passageiros de Lisboa ate Coimbra para rentabilizar os lugares vagos?


Última edição por hfrsantos em Sáb 20 Set 2008, 03:16, editado 1 vez(es)
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Mensagem por João Cunha Ter 16 Set 2008, 04:14

Bem, a questão não terá só uma resposta, mas a demorar oito horas entre as duas cidades, e face à concorrência aérea, é complicado arranjar mais serviços.
Para um nocturno está óptimo, que as pessoas aproveitam e vão a dormir, é quase como se a viagem não demorasse tempo nenhum. Deitam-se em Lisboa, acordam em Madrid!

Antes havia um serviço diurno (Luís de Camões), mas acabou por falta de rentabilidade.
Não leva passageiros em serviço nacional, pois como é um serviço nocturno, convém não vender lugares para percursos pequenos, para estarem disponíveis para vender às pessoas que queiram fazer trajectos grandes, que esses sim dão dinheiro às empresas.

Mesmo assim acho que podia fazer mais paragens dos dois lados (Pombal, Mangualde, Guarda, Salamanca, Ávila... tudo cidades que iam dar muita gente ao serviço internacional), mas como este percurso pela Beira Alta é provisório até que os espanhóis arranjem a linha entre a fronteira de Valência de Alcântara e Cáceres, instituir mais paragens ia dar um mau sinal à província de Cáceres, que muito tem protestado contra esta mudança do trajecto do comboio.
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Mensagem por hfrsantos Ter 16 Set 2008, 13:58

Acho que nao se deveria levar a questao de animo leve.

O comboio leva 8 horas entre Madrid e Lisboa, mais costuma ir cheio.
Inumeros autocarros que fazem diariamente a ligaçao Lisboa-Madrid demoram 8 horas e também vao cheios.
Os avioes entre Lisboa e Madrid também vao cheios.

O transporte entre Lisboa e Madrid esta sempre cheio e da lucro.

As pessoas que vao de aviao nao vao de comboio porque nao ha lugar no comboio que esta sempre cheio.
As pessoas que vao de aviao nao vao de autocarro porque a estrada é menos segura e é preciso estar 8 horas sentado sem levantar no autocarro, ao contrario do comboio.

Nao podemos deixar o transporte ferroviario entre Lisboa e Madrid como esta ate a chegada da nova linha de alta-velocidade.

Os comboios que vao ate a Guarda deveriam seguir o percurso ate Madrid.
Neste momento existem 3 Intercidades para a Guarda que deveriam ser substituidos por Pendulares que seguiriam a viagem ate Madrid.

Nao podemos deixar o transporte internacional de passageiros entre Lisboa e Madrid como esta. Imaginem a quantidade de turistas que viriam a mais para Portugal nos comboios diurnos?

O que acham se os comboios para a Guarda seguirem ate Madrid?
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Mensagem por João Cunha Ter 16 Set 2008, 14:09

Eu acho que não há mercado nenhum. O comboio é rentável até um percurso de 3/4 horas, tirando claro os nocturnos, em que por proporcionarem a dormida, podem ir até às 10/11/12 horas e serem rentáveis.

As pessoas que andam de autocarro, andam porque não têm dinheiro para o avião. E o comboio nunca poderia ser mais barato que o autocarro, portanto não vale a pena estar a fazer concorrência a um autocarro com um comboio que demora 8 horas para chegar ao destino.

Isto não é ver as coisas de ânimo leve, é olhar para a possibilidade de se tirarem dividendos das coisas. Lisboa - Madrid, sem TGV, nunca poderá ir além daquilo que é hoje em dia: um comboio nocturno por sentido e por dia.

E ninguém vai de avião porque o comboio está cheio. Vão de avião porque demora 1 hora, e não 8, como é evidente.

A ideia de esticar os comboios da Guarda a Madrid ainda tem toda a problemática do material circulante. Evidentemente que os pendulares nunca poderão ir a Madrid, pois não suportam a tensão de 3000V espanhola.

A quantidade de turistas que viriam a Portugal nos comboios diurnos? Meia dúzia de românticos, apaixonados por comboios, que viriam nesses comboios pelo prazer da viagem. Aqui estou a incluir-me, mas é evidente que era um mercado muitíssimo reduzido, nem chegava para pagar às tripulações, quanto mais portagens e outros custos operacionais (combustíveis, limpeza, manutenção, etc).
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Mensagem por hfrsantos Ter 16 Set 2008, 14:32

Eu creio que ha mercado de passageiros entre Portugal e Madrid e a prova-lo estao os estudos do TGV que dizem que milhoes de passageiros vao viajar entre as duas cidades por ano.

Creio que o mercado esta ai e distribui-se pela oferta. Nao existe comboio diurno, logo nao existe mercado para o comboio diurno.

Se o comboio continuar da Guarda ate Madrid a populaçao da Guarda pode ir facilmente a Madrid ou a cidades espanholas da fronteira, coisa que agora nao podem, logo também se cria mercado se ha oferta.

Ha quantos anos que nao se faz um comboio diurno entre Madrid e Lisboa?

Creio que é preciso refletir bem nesta questao porque mesmo em Espanha existem diariamente varios comboios que fazem percursos de mais de 8 horas e vao cheios de espanhois e turistas, embora existam as companhias aereas de baixo custo que fazem a viajem em 1 hora.

As companhias aereas de baixo custo costumam ser bem caras se a reserva for feita na ultima semana e se for feita no mesmo dia o preço do bilhete é mais caro que numa companhia tradicional.
Creio que para as reservas de ultima hora o comboio ganha vantagem ao aviao porque o preço do bilhete nao é exagerado mesmo quando comprado no mesmo dia.

Nao sou eu que decido os horarios da CP mas se pudesse faze-lo os comboios seguiriam de Lisboa, passando pela Guarda, ate Madrid. E porque nao a mesma coisa desde o Porto-Guarda-Madrid.

Que se façam estudos de mercado e que se tente pelo menos 2 comboios por dia Lisboa -Madrid e o comboio que chega do Porto tambem segue para Madrid.

As boas ideias as vezes parecem absurdas, mas é preciso ver que o comboio diurno entre Lisboa e Madrid ja existiu quando o mercado era consideravelmente menor. Desapareceu porque nao tinha mercado, mas Portugal e Espanha manteem agora relaçoes estreitas e o trafego de passageiros entre os dois paises explodiu pelo que é necessario refletir a questao de novo.

Porque nao existe comboio diurno entre Lisboa e Madrid?
Porque o comboio que vai ate a Guarda nao segue ate Madrid?
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Mensagem por MAIA Ter 16 Set 2008, 15:17

E porque não melhores comboios Porto-Vigo-Porto??? À uns anos vei ca uma TRD espanhola fazer testes para melhorar as ligações. Essas TRD dão 160km/h e têm um conforto muito superior às 450 que somente dão 120km/h e mal. Porto-Vigo tem muito mercado, pois vejo andar pelo Porto muitos espanhois que vêm da Galiza. Se a ligação Lisboa-Madrid é importante, não tão menos será Porto-Vigo, mesmo por causa do aeroporto que faz muitas ligações que o de Vigo não faz. Portugal actualmente deve melhorar e urgentemente as ligações Lisboa-Madrid, Porto-Vigo e ainda a linha do Douro com ligação a Espanha mais a nivel de mercadorias. Depois disso tudo punham finalmente a Linha do Norte toda a 220 km/h e não era preciso nenhum TGV Porto-lisboa.


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Mensagem por João Cunha Ter 16 Set 2008, 15:53

hfrsantos escreveu:Eu creio que ha mercado de passageiros entre Portugal e Madrid e a prova-lo estao os estudos do TGV que dizem que milhoes de passageiros vao viajar entre as duas cidades por ano.

Milhões que vão andar de comboio... se demorarem 2 horas. É o busílis da questão!
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Mensagem por hfrsantos Qui 18 Set 2008, 17:11

Creio que é importante melhorar a ligaçao ferroviaria Porto-Vigo e Lisboa-Madrid.

E o que dizer da ligaçao entre o Algarve, uma das regioes mais turisticas de Portugal e Espanha? Para se ir de comboio do Algarve a Espanha, é preciso vir a Lisboa e apanhar o unico comboio que faz Lisboa-Madrid durante a noite.

Milhoes de pessoas fazem ja actualmente o percurso Lisboa-Madrid cada ano. E desses milhoes so nao ha mais que o fazem de comboio porque o comboio nao tem mais lugares. Basta ver como o unico comboio que existe entre Lisboa e Madrid esta sempre cheio.

Se a velocidade da ligaçao entre Lisboa e Madrid for superior sera ainda maior a cuota de mercado do comboio em relaçao aos outros meios de comboio, mas isso sera so dentro de muitos anos, pelo que para que o comboio ganhe cuota de mercado no curto e meio termo é preciso aumentar a oferta.

Comboios que vao de Lisboa a Guarda que continuem ate Madrid permitiria aumentar a oferta actual da CP que esta permanentemente esgotada, pois nao existem mais lugares no comboio que faz a ligaçao entre Lisboa e Madrid.

A questao da velocidade da ligaçao nao é importante para aumentar a cuota da CP a curto prazo, porque a linha de alta velocidade nao existe.

Para se aumentar a cuota da CP no transporte de passageiros entre Lisboa e Madrid é preciso aumentar a oferta, pois a oferta actual de um comboio por dia esta continuamente esgotada.

Considerem a possibilidade dos comboios que fazem a ligaçao Lisboa-Guarda de continuarem ate Madrid para rentabilizar a operaçao da CP de Lisboa para a Beira interior e aumentar a cuota de mercado da CP no transporte de passageiros entre Lisboa e Madrid.
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Mensagem por Gonçalo Ribera Sex 19 Set 2008, 10:05

Parece que há aqui uma obsessão pelas ligações internacionais. Mas antes de se "ir para fora" convinha arrumar a casa antes (transporte nacional, péssimos gestores no seio da empresa, etc.).

Uma pergunta: com que material é que se faziam essas ligações diárias para Madrid e até Vigo?

Sim, porque a CP vai vender mais 50 a 100 carruagens para a Argentina. Isto para não falar no material motor (10 Alfas Pindéricos que, do meu ponto de vista, já podiam ir fazer R... Já lá vão 10 anos e aqueles bancos, alcatifas, bar... sem falar nas trampas dos WCs...).

Nós não temos a cultura do CF, como há em França, Alemanha (Europa Central)!
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Mensagem por hfrsantos Sáb 20 Set 2008, 03:11

O unico comboio que faz diariamente (durante a noite) a ligaçao Lisboa-Madrid esta sempre cheio.

Creio que a CP deveria arranjar soluçao para a questao.

Se os comboios da CP que vao ate a Guarda continuarem ate Madrid, ja serao 2 ou 3 comboios diarios entre Lisboa e Madrid.

Nao podemos esperar pela nova linha de alta-velocidade entre Lisboa-Madrid para resolver o estrangulamento das nossas ligaçoes ferroviarias com Espanha.

O que preferem?

Que os comboios que partem de Lisboa e Porto para a Guarda continuem ate Madrid?
Que os comboios que partem de Lisboa e Porto para a Guarda continuem ate Salamanca e depois os passageiros mudem para comboio espanhol que fara a ligaçao Salamanca a Madrid?

Salamanca dista 2h30m de Madrid pelo comboio.
Salamanca é a primeira grande cidade espanhola depois da fronteira de Vilar-Formoso.
Salamanca esta conectada a Madrid atraves de 7 comboios diarios em cada sentido e que custam 16,50 Euros por percurso.

Eu creio que se o comboio que portugues que vai ate a Guarda pode ir ate Salamanca e continuar mais 2h30 e chegar ate Madrid onde os passageiros poderiam fazer transbordo para os comboios espanhois com ligaçao a praticamente todas as cidades espanholas.

O trunfo do comboio portugues ir ate Madrid seria que os passageiros com destino diferente de Madrid fariam transbordo em Madrid para um comboio com destino a sua cidade. Este serviço o aviao nao faz e os autocarros internacionais também nao.

Mas é importante que a CP venda o bilhete do comboio Lisboa-Madrid e do comboio espanhol de Madrid ate ao destino final.
E porque a CP nao pode tambem vender pacotes de ferias em Espanha?

O mercado é grande, a oferta actual é um comboio por noite entre Lisboa e Madrid. é facil melhorar a situaçao actual da ligaçao entre Portugal e Madrid e por trasbordo com o resto da Espanha.

O que preferem?

Que os comboios que partem de Lisboa e Porto para a Guarda continuem ate Madrid?
Que os comboios que partem de Lisboa e Porto para a Guarda continuem ate Salamanca e depois os passageiros mudem para comboio espanhol que fara a ligaçao Salamanca a Madrid?
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Mensagem por João Cunha Sáb 20 Set 2008, 04:40

Eu prefiro que se faça a AV e até lá que não se torre dinheiro em comboios às moscas.

O Lusitânia é verdade que anda cheio quase sempre, mas também é verdade que algumas vezes em que a sua capacidade é duplicada, nunca fica perto de encher sequer...
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Mensagem por hfrsantos Sáb 20 Set 2008, 05:26

Joao Cunha, o minimo aceitavel é que o comboio que chega a Guarda passe a fronteira e deixe os passageiros em Salamanca, para que possam seguir viagem ate Madrid ou outras cidades espanholas.

A CP portuguesa deveria vender os bilhetes internacionais ate a cidade de destino para onde os passageiros vao, e nao so ate Madrid.

é preciso aproveitar as sinergias entre a companhia ferroviaria espanhola e portuguesa para aumentar o conforto dos passageiros, afinal é para eles que trabalhamos.

Actualmente se comboio prosseguir viagem da Guarda ate Madrid sao 7 horas de viagem entre Coimbra e Madrid, sao 5 horas da Guarda a Madrid.

Com o comboio de alta velocidade a quantas horas ficara a Guarda e Castelo Branco e Coimbra de Madrid?
Com o TGV entre Lisboa e Madrid, quanto tempo demorara ir de Castelo Branco, Coimbra e Guarda a Madrid, a Salamanca, a Valladolid, a Santander ou ao Pais Vasco?
Demorara o mesmo tempo que se o comboio que passa pela Guarda segue viajem ate Salamanca ou Madrid. Mas sera seguramente muito mais caro.

Nao queiram a despovoacao do interior por falta de oportunidades e comunicaçoes.

O minimo aceitavel mesmo depois da construçao do TGV é que os comboios que chegam a Guarda prossigam viajem ate SAlamanca, para poder fazer coneXao com a rede ferroviaria espanhola.

A CP ja deveria vender os bilhetes da rede espanhola para os seus passageiros internacionais comprarem o bilhete ate ao destino final e nao terem que chegar a Espanha e ainda ter que ir comprar o resto do bilhete.
Sao poucas as pessoas que iniciam uma viagem sem ter adquirido a totalidade dos bilhetes para chegar ao destino.

Minimo aceitavel é que os comboios que chegam a Guarda prossigam viajem ate Salamanca.
Se os comboios que chegam a Guarda prosseguissem ate Madrid e a CP vendesse os bilhetes internacionais ate a cidade de destino dos passageiros as sinergias seriam muito maiores, o conforto para os pasageiros também e também o numero de passageiros que optariam pelo comboio.

O que preferem?

Que os comboios que partem de Lisboa e Porto para a Guarda continuem ate Madrid?
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Mensagem por João Cunha Sáb 20 Set 2008, 12:04

Mas atenção que isto não é de nós querermos. Eu por mim queria o comboio em todas as aldeias e com regionais a passarem a todos os 5 minutos. O que manda é o dinheiro.

Neste caso ainda há o problema de passar a fronteira e da conformidade do material. O investimento inicial era avultado para os proveitos que teria. Em comboio nocturno tem toda a pertinência sim senhor.
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Mensagem por hfrsantos Sáb 20 Set 2008, 16:55

Mais comboios entre Lisboa e Madrid nao é ligar duas aldeias.
Se o comboio que sai de Lisboa ou Porto para a Guarda continuar mais 1 hora ate Espanha, é mais rapido para as populaçoes da Beiras, Coimbra e Porto chegarem a Salamanca, as cidades de Castela, das Asturias e do Pais Vasco que se descerem ate Lisboa, apanhar o TGV para Madrid e depois subirem do outro lado da fronteira nos comboios espanhois.

é uma questao logica. A distancia é mais curta para ir de Coimbra a Salamanca, Valladolid, Burgos, Santander ou Pais Vasco ate a fronteira francesa passando pela Guarda e Salamanca num comboio pendular portugues que descer a Lisboa, apanhar um TGV para Madrid e apanhar ainda outro comboio para Salamanca, Valladolid, Burgos, SAntander ou Pais Vasco.

Mesmo havendo TGV para Madrid é mais barato e rapido ir da Guarda, Castelo Branco, Viseu e Coimbra para Espanha por Salamanca que ir a Lisboa.

Podemos desde ja aproveitar a linha existente entre a Guarda e Salamanca para que os nossos comboios que vao de Lisboa e Porto para a Guarda sigam para Salamanca e Madrid.

Porque os comboios de Lisboa e Porto para a Guarda nao seguem viajem ate Salamanca ou Madrid?
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Mensagem por Gonçalo Ribera Seg 22 Set 2008, 18:23

Mas já há comboio que passa da Guarda e pára nas "capelinhas" todas: Sud. Fica à porta da Europa Central.

Comboios Pendulares??? Com os 10 que há??? Shocked

Não há nenhum comboio que saia do Porto para a Guarda!! Pelo menos directo...

Não vejo luz do dia para um diurno Lisboa-Madrid... What a Face
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Mensagem por maphyozzu Qua 26 Nov 2008, 12:45

ola. td bem? eu sou novo aki e nestas coisas e gostaria de saber os horarios do comboio de portugal para madrid sff Smile.
eu ando aki a peskisar komo e k se vai de combio para espanha e dps de la apanhar o TGV para a suiça...se alguem me pudesse dar algumas sugestoes e onde procurar preços e horarios agradecia muito Smile.
E encontrei um TGV barcelona-suiça...se alguem tambem me pudesse dizer como se vai daki de portugal para barcelona de comboio tb agradecia bastante.
Obrigado :D
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